sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PRATIQUE O DESAPEGO

AMANDA MEDEIROS
Consultora de Estilo
www.amandamedeiros.com
www.conversinhafashion.com.br

Usamos roupas desde que nascemos, de forma obrigatória. Bom ou ruim, aprendemos a gostar do que trajamos e quase que automaticamente acumulamos muitas e muitas peças dentro do guarda-roupa. No meio de um acervo tão grande de blusas, calças, jaquetas e pijamas, uma enorme quantidade de inutilidades: peças que nem mesmo notamos que existiam por ali, aquelas que desaparecem no fundo da gaveta e só são lembradas no dia da mudança. Isso não pode, e nem deve, continuar.

Com tanto apego aos itens de vestuário, começamos a guardar inutilidades por criarmos vínculos de afetividade com coisas que são dispensáveis, desnecessárias. É aquela calça que não cabe mais, aquele vestido furado, aquele calçado old-fashion que você jura que vai usar na próxima estação. Esqueça. Chegou a hora de praticar o desapego.

Praticar o desapego requer esforço, boa vontade e coração aberto. Não encare como uma bobagem, mas sim como algo que terá reflexos na sua vida como um todo. Abrir mão de entulhos é uma forma de criar espaço físico e mental para que coisas novas, e boas, entrem na sua vida. Algo velho se vai, algo novo que vem.

Num dia tranqüilo, e calmo, comece observando tudo o que há dentro do seu guarda-roupa, ou closet. Veja as peças que você muito usa, aquelas que usa uma vez ou outra e, por fim, o que você nunca utiliza; separe estas últimas e comece pensando em que oportunidade você usará tal item. Não invente desculpas, não se engane pensando que você vai emagrecer ou engordar... saiba que quando você alcançar o corpo que tanto almeja, tudo o que mais vai querer são roupas novas e atuais – nada de velharias.

Abstraia de tudo aquilo que você não usa há mais de seis meses, com exceção de roupas de festa e peças de frio extremo. O que fazer com as roupas que você não quer e nem vai mais usar depende de você.  As opções são muitas: bazar, brechó, doação... Só não se esqueça que o que não é bom para você, pode ser ótimo para o próximo. Talvez o desapego seja, ainda, uma forma de fazer uma boa ação!

Com esse novo espaço em seu guarda-roupa, você vai conseguir enxergar melhor tudo o que possui. Talvez perceba, ainda, que precisa de um jeans novo ou de uma clássica camisa branca – já que a sua estava mais pra amarela.
Praticar o desapego com as roupas pode ser um bom exercício para trabalhar o desapego em outras esferas de sua vida. Não precisamos de muito para vestir bem, já que o essencial é ter poucas e boas peças que proporcionem um número bom de composições. Vale o velho ditado: qualidade antes de quantidade.


...


Tenho um grande defeito, sou um pouquinho consumista. Compro muito pelo impulso, e muitas vezes as coisas ficam guardadas.

Depois de assistir varias e varias vezes o filme "Os delírios de consumo de Becky Bloom ", (tenho no celular), vi que estava ficando igual.

Este ano resolvi mudar, fiz uma sessão de descarrego em casa, principalmente no meu guarda roupa, acho que tirei uns 3 sacos de lixo cheio de roupas.

E de agora em diante a cada peça de roupa nova que eu comprar tenho que doar 2 peças. Está dando certo, chego em casa com alguma coisa nova, vou direto pro guarda roupa e já separo o que vou doar.

Tenho mania que guardar tudo, mais aos poucos vou mudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...